Blog

>

POST

Profissão contábil: Como acompanhar as mudanças do setor para 2021?

Profissão Contábil

O que esperar da profissão contábil no decorrer de 2021? Você já parou para pensar nisso, contador(a)?

Todo início de ano vêm as mesmas preocupações para os profissionais contábeis: 

“Será que a contabilidade vai mudar? “Quais serão essas mudanças no setor?” “Como vou acompanhá-las?” “Será um bom ano para os contadores?”

Contador(a), com certeza reflexões como essas e outras passam pela sua cabeça, muito por conta da experiência passada em 2020, um ano com tantas mudanças.

Claro que foi um ano difícil para todos, mas já parou para pensar que, apesar de ter sido tão turbulento e atípico, você chegou até aqui tendo uma oportunidade de recomeçar?

É isso mesmo, recomeço é uma palavra que pode definir 2021, pois é um ano que abre novas possibilidades para o setor contábil.… 

A realidade é que a contabilidade tem sido uma profissão que, somente nos últimos 10 anos, passou por mudanças absurdas…

Quase que da água para o vinho. 

A tecnologia tornou-se ainda mais presente na profissão contábil e se tornou uma ferramenta completamente indispensável, não somente para realizar as tarefas cotidianas… 

Mas também para colocar os escritórios contábeis em destaque no mercado, aumentando a competitividade de forma astronômica entre as empresas.

Porém, embora essa evolução esteja em pauta, ainda há milhares de contabilidades no Brasil que permaneceram lá em 2010, pois os processos pouco mudaram e os avanços tecnológicos, bom…

Esses “ficam para depois”.

Entretanto, essa é uma mentalidade perigosa, pois ela compromete e muito a própria existência do escritório dentro do mercado contábil.

Mas isso não precisa permancer assim para sempre…

Com o passar dos anos, o mundo foi evoluindo, um passo de cada vez, algumas mudanças e acontecimentos marcaram a história da humanidade, como foi o caso da evolução dos computadores, smartphones, internet e etc.

Com base nesses exemplos citados, é possível perceber que, não apenas na tecnologia, mas em tudo é preciso evoluir, pois o mundo muda constantemente, e na profissão contábil não pode ser diferente, ou melhor, não será..

As principais dificuldades dos contadores com as mudanças na profissão contábil

Principais dificuldades na Profissão Contábil

Não tem como falar das mudanças da profissão contábil sem antes saber o que, como e porque mudou.

Para isso, registramos algumas dificuldades que os profissionais de contabilidade têm passado para entender melhor o objetivo dessas mudanças, para que sejam benéficas e a favor dos contadores. 

Provavelmente você, contador, experiente no setor contábil, já enfrentou muitos problemas e passa por dificuldades até hoje, como: 

  • As incertezas da Reforma Tributária;
  • Como fazer o escritório se destacar no mercado;
  • Definir o preço da prestação de serviço;
  • Se relacionar com o cliente em pleno distanciamento social;
  • Gestão de pessoas;
  • Acompanhar e se antenar em relação às novas tendências e tecnologias do mercado.

Trouxemos  esse artigo para você exatamente para  apresentar aquilo que fará a diferença para “equilibrar a balança” sobre tudo isso e ainda por cima te manter atualizado(a) sobre as principais mudanças da profissão e do mercado contábil.

É claro que não existe uma resposta ou fórmula mágica para acabar com os problemas citados acima, pois você, que está há anos na contabilidade, sabe que alguns problemas também fazem parte da profissão.

Mas aqui podemos te dar um suporte, uma novidade diferente de tudo o que você já viu ou ouviu nesses últimos anos. Por isso, não se preocupe, se te mostramos os problemas, é porque a solução existe e queremos compartilhar. 

Além disso, é preciso não apenas esperar as mudanças no setor contábil acontecerem, mas sim todos nós, como contadores, precisamos mudar, pois somente nós podemos fazer acontecer essas mudanças.

Como mudar o mindset em relação à profissão contábil?

como mudar o mindset na Profissão Contábil

Se todas as principais evoluções citadas no início do texto aconteceram, é porque houveram pessoas engajadas e que arregaçaram as mangas para tornar as mudanças em realidade.

Na contabilidade não é diferente, pois se mudou, é porque um dia um contador ou um grupo de contadores evoluíram também, isto é, mudaram sua forma de pensar e agir para que aquelas dificuldades não se tornassem tão comuns e recorrentes na rotina de um profissional.

Ou seja, será que esse não é o momento de olhar para nós como profissionais de contabilidade e refletirmos, com base nessas dificuldades, o que pode ser feito dentro da profissão contábil que só depende de nós? 

Esse é um exercício fundamental para ter um controle do nosso desempenho profissional, mensurando aquilo que pode ser atingido, com o objetivo de ser a diferença dentro do ecossistema contábil brasileiro..

É só mudando sua atitude mental, ou melhor, seu mindset, que pode impactar suas tomadas de decisões… 

Pois é reformulando sua forma de enxergar a realidade que pode te fazer crescer rumo ao sucesso.

Para fazer essa mudança de mindset dentro do setor contábil, é necessário uma junção de fatores, mas os principais são:

  • Encontrar o diferencial seu e do escritório e trabalhar nele para aperfeiçoar;
  • Entenda quais são as principais dificuldades tanto suas quanto de seu escritório;
  • Identificar os gargalos nos processos e tratá-los isolada e minuciosamente;
  • Pensar e criar ideias que podem solucionar esses problemas;
  • Estudar e aceitar que sua mentalidade sobre a profissão precisa mudar;
  • Compreender que a falha fará parte do processo;
  • Manter o pensamento positivo e atualizado sobre a contabilidade e tudo o que permeia a profissão contábil!

Esses são alguns dos passos para mudar seu mindset, mas você deve se perguntar, “mas e na prática, como isso pode funcionar?”

A primeira parte do processo já foi apresentada, pois era preciso olhar primeiramente para a teoria, e assim, aplicar isso na prática da profissão.

Mudanças da profissão contábil para aplicar urgentemente! 

Mudancas da Profissão Contábil

Como dissemos no início, a mudança começa pelos próprios profissionais, mas a cada mudança, a estrutura e conceito da contabilidade vai evoluindo, para isso, todos precisam se manter atualizados e acompanhar essas transformações na contabilidade.

Mas como agora passamos pelas etapas iniciais, já sabemos quais são as maiores dificuldades que a contabilidade enfrenta hoje e os primeiros passos para realizar uma grande mudança de pensamento, o objetivo agora é implementar isso no exercício profissional.

Quando falamos sobre a prática da profissão como é na contabilidade, precisamos considerar que existem diversos processos, ferramentas e ideias que podem ficar de fora do nosso texto, mas o importante é entender o conceito da nova contabilidade.

Essas mudanças dependem desde o contador até o escritório contábil. Então, começaremos com o profissional contábil, pois ele deve mudar seu posicionamento da seguinte maneira:

  • Estar atento às notícias do setor contábil e financeiro;
  • Tornar-se um contador(a) aliado das empresas;
  • Escolher os parceiros certos;
  • Ser transparente com as informações do cliente, mas ao mesmo tempo, seguro, demonstrando confiança;
  • Passar a ser um contador executivo, empreendedor e gestor;
  • Ser para o cliente mais do que um contador técnico e sim um contador consultivo, que auxilia na parte estratégica e nas tomadas de decisão;

Já para os escritórios contábeis, as principais mudanças a serem feitas são:

  • Escolher o melhor sistema contábil como instrumento de trabalho, por exemplo sistemas atuais que facilitam ou fazem o trabalho que seria manual;
  • Utilizar a tecnologia a favor do trabalho, optando por métodos e ferramentas de trabalho mais atuais;
  • Procurar quais são as novas necessidades dos clientes em relação ao mercado atual;
  • Se dedicar mais à captação e ao atendimento ao cliente, do que a rotinas operacionais;
  • Focar na integração contábil, conectando o sistema do contador ao financeiro do cliente;
  • Realizar um controle financeiro com o uso de plataformas que controlam o fluxo e movimentações digitalmente, como a nuvem, automatizando tarefas;
  • Investir no Marketing Contábil;
  • Estar inserido em mercados potenciais; 
  • Mudar a estrutura e conceito do escritório com base nas novas tendências da contabilidade.

Cada tópico tem sua importância, mas a junção de todos esses fatores é o que pode fazer diferença. 

Além disso, ambos devem ter algo em comum, o mesmo propósito, olhar para o futuro da contabilidade se quiserem ver crescimento.

O futuro da contabilidade… Na palma da sua mão? 

o futuro da contabilidade

Agora é o momento de entender que modelos e processos que eram comuns lá no começo dos anos 2.000 já estão (ou, pelo menos, estão ficando) obsoletos, onde alguns processos e até mesmo funções vão se adequando às novas necessidades com o passar do tempo.

Dentre todas as mudanças que podemos fazer para solucionar cada dificuldade que foi citada acima, existe uma que pode resumir e representar muito bem esse futuro da contabilidade, é o aplicativo Contcont – A Rede Social dos Contadores.  

Para cada necessidade dos contadores, o app tem uma funcionalidade específica, e por isso vamos falar sobre cada uma delas.

Um dos principais assuntos, comentamos até aqui, foi o fato de que precisamos nos atualizar às novas tendências e a tudo que acontece no mundo contábil, e é para isso que o ContNews existe.

O ContNews é a funcionalidade ideal para acompanhar as notícias mais relevantes do setor contábil,  de forma fácil e prática.

Além disso, traz conteúdos técnicos pontuais para você, validados pela Cenofisco, uma das empresas de consultoria mais tradicionais e respeitadas do Brasil.

Outra funcionalidade super útil para os contadores no app é o ContMart, um espaço acadêmico criado exclusivamente para a classe contábil, com o objetivo de fornecer um compilado de eventos educacionais, nas áreas técnica, estratégica e de gestão.

No ContMart você pode adquirir conhecimento todos os dias através de palestras, vídeos, workshops, lives, webinários e até mesmo alguns cursos que são disponibilizados gratuitamente ou com valores diferenciados para os participantes da rede.

Deixamos o melhor para o final, o ContMai$!

Se você trabalha em um escritório contábil, entre para o programa “ContMai$ Negócios”. É bem simples, basta fazer o cadastro do seu   escritório para acessar  benefícios exclusivos. 

Você  também pode indicar produtos e serviços para seus clientes, o que é ótimo, pois além de contribuir para a fidelização da sua carteira, seu escritório acumula “pontos”, que podem ser trocados por diversas vantagens ou até mesmo por dinheiro na conta. Toda a negociação entre o seu cliente e a empresa parceira pode ser acompanhada pelo aplicativo.

Além de tudo isso, você pode contar com a Lia, a gestora da comunidade Contcont, que está sempre a disposição.

É um aplicativo e tanto, não é verdade?

Portanto já deu para perceber que a contabilidade está mudando, passando por uma grande transformação, talvez a principal reformulação da profissão dos últimos anos.

Com todas as dicas que mencionamos para se adaptar às mudanças do mercado contábil e com a chegada desse aplicativo que possui um potencial incrível, não tem como ficar para trás.

2021 tem tudo para ser o ano dos contadores, com tantas mudanças benéficas para a profissão, e tudo isso pode começar a partir de agora, na palma da sua mão…

Então você, contador(a) que leu até aqui, o que acha de acompanhar as mudanças da sua profissão evoluindo junto com ela?

Faça agora mesmo o download do Contcont no seu celular. 

Se você é um usuário Android, é só clicar aqui.

Quem é usuário de iOs (Apple) também não fica de fora, é só clicar aqui para fazer o download.

E se você quer conhecer mais sobre o app e indicar para seus amigos, é só clicar aqui e entrar para a maior Rede Social dos Contadores do país. E não se esqueça de compartilhar esse artigo para eles também.

Até a próxima.

Plataforma comercial que gera receitas extras aos contadores e escritórios contábeis